Curtir!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Definido tema da Semana Nacional de Trânsito
07 de Agosto de 2008

A Semana Nacional de Trânsito de 2008, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, terá como foco "A Criança no Trânsito". A escolha do tema deve-se às estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que apontam que 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito no Brasil em 2006 e desse total 818 foram vítimas fatais.
Em reunião que aconteceu quinta-feira (31) as entidades envolvidas definiram que a abertura da Semana será na Praça do Terminal Urbano, no dia 18. Brincadeiras e jogos educativos serão atração no Parque Jonas Ramos para mobilizar pais e crianças durante todos os dias do evento.
"É preciso conscientizar as crianças para que no futuro o trânsito se torne mais humano e seguro", afirma o diretor de Trânsito de Lages Iodori Borges. "A criança já é o foco de ações educativas que estão acontecendo em escolas públicas e particulares", relata.
Segundo Iodori, o trânsito no Brasil é um dos que mais mata no mundo. "Acontecem cerca de 35 mil mortes por ano, e esta estatística leva em conta apenas as vítimas fatais (que morrem no local do acidente); não leva em consideração pessoas que morrem nos hospitais. Sem mencionar as pessoas que não morrem, mas que ficam com seqüelas graves por toda a vida", explica.
Dados do Ministério da Saúde indicam que entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos, os relacionados ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004, 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário