Curtir!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tira-dúvidas sobre o uso da cadeirinha para crianças nos carros

Por que as crianças devem usar cadeiras e cintos de segurança?

Cintos e cadeiras de segurança corretamente usados podem ajudar a minimizar o movimento de um passageiro dentro do carro prevenindo a expulsão da pessoa, distribuindo as forças do impacto entre as partes mais fortes do corpo e protegendo a cabeça e a coluna vertebral.

Posso usar a cadeira de segurança apenas em longas distâncias ou nas estradas?

Não. Cerca de 50% dos acidentes graves e ou fatais ocorrem a menos de 50 km de casa. Outros 25% ocorrem a distâncias entre 50 e 200 km. Consequentemente, quase 60% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. Outros 20%, entre 30 minutos e 1 hora.

O que eu devo saber sobre instalação de cadeira de segurança de criança?

Siga as recomendações do manual de instruções. Ela deve estar bem presa ao banco do carro, com o cinto de segurança. Não pode se mover mais de 2cm de um lado para o outro. O banco da frente deve ser a última opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem airbag de passageiro. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desative o airbag.

Pode-se utilizar cadeiras de segurança já usadas?

Pode, desde que você tenha certeza de que não houve acidente trânsito durante o uso do equipamento. Todas as partes originais, instruções e rótulos devem estar em boas condições. Cadeiras com mais de seis anos não devem ser usadas.

Por que a cadeira de segurança tem de ser substituída após um acidente?

A força da batida pode enfraquecer ou danificar a cadeira de segurança, os cintos de segurança e outros dispositivos de proteção, tornando-os menos eficientes. Este tipo de dano pode também ocorrer em acidentes menores, mesmo quando não é visível.

Qual cadeira de segurança é a mais segura para o meu filho?
Compre equipamentos com selos de certificação Americano, Europeu ou do Inmetro. E faça as seguintes perguntas:
a) Ela serve para meu filho?
Cheque as instruções do fabricante para garantir que seu filho está dentro do peso e altura da cadeira de segurança e que esta também atende as necessidades de idade e desenvolvimento.
b) Ela serve para o(s) meu(s) veículo(s)?
Nem todas as cadeiras de segurança podem ser instaladas corretamente em todas as posições nos veículos. Antes de comprar a cadeira, teste a instalação em seu carro para ter certeza de que são compatíveis. No geral, uma cadeira de segurança bem-instalada não deve se mover mais do que 2cm de um lado para outro. Assegure-se de ler as instruções da cadeira e do veículo.

Quando posso colocar meu filho de frente para o movimento?

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças devem ter um mínimo de 12 meses e um peso mínimo de 9 kg antes de ficar de frente para o movimento. Antes disso, seus ossos e ligamentos não estão desenvolvidos o suficiente para suportar as forças de uma colisão frontal. A posição de costas para o movimento reduz o risco de danos na medula espinhal numa colisão frontal, já que a concha da cadeira de segurança segura o pescoço e divide as forças da batida nas costas.

Os pés do meu filho estão tocando "as costas" do banco de trás. Devo colocar a cadeira de frente para o movimento?
É importante que a cabeça do bebê esteja totalmente protegida pela concha da cadeira. Lembre-se de que é mais seguro para a criança que ela permaneça o maior tempo possível de costas para o movimento, respeitando-se as orientações do fabricante do produto.

Como eu vou saber que minha criança ficou muito grande para a cadeira de segurança de frente para o movimento?
Você deve verificar os limites de peso da cadeira e as tiras de segurança dela em relação aos ombros da criança. Para segurar as costas da criança na cadeira, as tiras devem estar nos ombros ou acima destes quando estiver de frente para o movimento. A altura da concha da cadeira de segurança em relação à base do crânio da criança (localizada na metade das orelhas) não pode estar acima do topo da concha. Se seu filho excedeu alguma dessas características de peso e altura, é necessário um novo sistema de retenção, que se chama assento de segurança. Sua função é elevar a criança na altura adequada para que o próprio cinto de segurança de três pontos do carro passe pelos locais corretos do corpo da criança: sobre os quadris, no meio do peito e no centro do ombro.

O que é o assento de segurança e por que é indicado para crianças até 8 ou 10 anos?

A maior parte das famílias está acostumada com a idéia de manter as crianças em cadeiras de segurança até os 4 anos, e não sabe que as crianças precisam de cadeira de segurança por muito mais tempo. Os cintos de segurança dos veículos são desenhados para proteger adultos ou crianças com mais de 1,45 m e eles devem servir corretamente para exercer essa função.

Fonte: ONG Criança Segurança (www.criancasegura.org.br)

2 comentários:

  1. BOA TARDE!!!!
    TENHO UMA DUVIDA EU POSSO COLOCAR A CADEIRINHA DA MINHA FILHA NO BANCO DA FRENTE ELA TEM 2 ANOS E JA CONSEGUI SE SOLTAR SOZINHA, DA MUITO TRABALHO ELA CHORA PQ QUER ANDAR NA FRENTE???
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Não pode. A única exceção é para veículos que não tenham banco traseiro, tais como as pickups.

    Att.,

    Vinicius Cavalcante

    ResponderExcluir